O café é uma bebida muito popular em todo o mundo e é consumido por muitas pessoas diariamente. No entanto, a quantidade de cafeína presente na bebida pode afetar a saúde de cada indivíduo de forma diferente. Alguns podem consumir várias xícaras sem sentir nada, enquanto outros podem ficar agitados ou até mesmo “bêbados”. Mas qual é o limite seguro de consumo diário de café?
De acordo com pesquisadores de várias universidades do mundo, a maioria dos profissionais médicos recomenda limitar a ingestão de cafeína a 400 mg por dia, o que equivale a quatro xícaras grandes de café (250 ml cada) em um período de 24 horas. No entanto, é importante lembrar que estamos falando de um café comum, sem adições maiores de cafeína.
Intoxicação por cafeína
Para uma pessoa ficar intoxicada por cafeína, seria necessário mais do que o dobro desse limite. Ou seja, algo em torno de nove xícaras de café no dia, com 250 ml cada uma. A intoxicação por cafeína é um distúrbio psiquiátrico real e geralmente não faz efeito até que uma pessoa tenha ingerido 1000 mg de cafeína e geralmente de uma só vez. Portanto, é difícil que alguém passe por esse problema.
Café pode te deixar “bêbado”
Um estudo de 2018 examinou o DNA de 3.000 voluntários que bebiam café com regularidade e descobriu que algumas pessoas tinham uma variação de um gene chamado pdss2, que reduz a capacidade do corpo de quebrar a cafeína. Isso faz com que algumas pessoas retenham mais da substância no organismo do que outras, o que pode deixá-las como se estivessem “bêbadas”. Nesses casos, é recomendável reduzir a quantidade de café consumida diariamente.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.