OMS alerta sobre possíveis pandemias mais mortais do que a COVID-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para a necessidade de preparação para lidar com pandemias futuras, que podem ser ainda mais mortais do que a Covid-19. Durante a reunião anual da entidade, o diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu aos estados-membros que se envolvam nas negociações para elaborar um tratado contra pandemias, com o objetivo de evitar a repetição dos efeitos causados pela atual pandemia.

Compromisso geracional

Tedros destacou que a construção de sistemas de defesa para futuras pandemias deve ser um compromisso geracional, para que o mundo nunca mais tenha que enfrentar a devastação causada pela Covid-19. 

Ele ressaltou que o fim da Covid-19 como emergência internacional não é o fim da ameaça à saúde, já que ainda existe o risco de novas variantes gerarem outras ondas de infecções e mortes, além do perigo de um novo patógeno com letalidade ainda maior.

O tratado que a OMS espera finalizar em 2024 faz parte dos sistemas de defesa para futuras pandemias. Tedros pediu que os estados-membros se envolvam de forma construtiva e urgente nas negociações do acordo contra as pandemias, para que o mundo esteja preparado caso ocorra uma nova pandemia.

Balanço dos últimos 12 meses

Tedros fez um balanço dos últimos 12 meses de trabalho da OMS, marcados pelo fim da emergência internacional devido à Covid-19, declarado há apenas duas semanas. Ele destacou que foi um momento de alívio, mas também de reflexão, já que o mundo continua a sentir as consequências da pandemia, com muitas perdas e um terrível preço pago pelas famílias, comunidades, sociedades e economias.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *