Problemas financeiros afetam a saúde mental de 60% dos brasileiros

Preocupações com a situação financeira têm impacto significativo na saúde mental da população brasileira, revela um recente relatório divulgado pelo Instituto CACTUS. De acordo com o estudo, nove em cada 10 pessoas declaram estar preocupadas com suas finanças, sendo que seis delas enfrentam preocupações frequentes que resultam em um índice de bem-estar psicológico abaixo da média.

O relatório destaca que as dificuldades em lidar com as despesas financeiras geram uma série de problemas para os indivíduos. Elisa Kozasa, pesquisadora do Instituto do Cérebro do Hospital Albert Einstein, explicou em matéria da Band, que aqueles que se preocupam com questões financeiras mais de duas vezes por semana enfrentam insegurança alimentar, menor bem-estar, distúrbios de sono e outros fatores que representam um risco para a saúde mental.

O estudo também revela que mulheres, jovens, pessoas transexuais e desempregadas são os grupos mais afetados psicologicamente por essas preocupações financeiras. Zélia Patrício, professora que trabalha em duas escolas diferentes, é uma das pessoas que enfrentam impactos psicológicos devido às despesas.

No entanto, buscar ajuda nem sempre é uma tarefa fácil, já que apenas 5% dos entrevistados relataram fazer psicoterapia. Elisa Kozasa ressalta a importância de buscar atendimento adequado, mesmo que inicialmente seja por meio do sistema público de saúde. “A pessoa precisa de um suporte profissional. Aqueles que têm acesso ao sistema público podem conversar com o médico de família, pois muitas vezes o problema não é grave e o médico pode fornecer um tratamento inicial”, explica Kozasa.

A saúde mental é fundamental para o bem-estar geral das pessoas, e a preocupação financeira constante pode ter um impacto significativo nesse aspecto. É essencial que medidas sejam tomadas para garantir que a população tenha acesso a recursos e suporte adequados para lidar com essas preocupações financeiras e seus efeitos na saúde mental.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *