Anatel começa a fiscalizar Apps instalados em TV Box

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou recentemente a ampliação das condições para a certificação das TV Box. Com o objetivo de conter a disseminação de equipamentos voltados à pirataria, o órgão estabeleceu novos requisitos técnicos que serão obrigatórios a partir do dia 11 de setembro.

Vulnerabilidades de segurança cibernética

Uma das principais preocupações da Anatel é a segurança cibernética dos usuários. Foi detectada uma vulnerabilidade nas TV Box devido a uma porta de comunicação não documentada, que pode ser explorada para invasão da rede, roubo de informações e negação de serviço.

Acesso indevido a conteúdos audiovisuais

De acordo com a nota divulgada pela Anatel, as TV Box têm sido utilizadas para instalação de aplicativos que permitem acesso indevido a conteúdos audiovisuais, desrespeitando a legislação de direitos autorais. Diante dessa situação, a agência decidiu tomar medidas mais rigorosas para combater a pirataria.

Novos requisitos avaliados pela Anatel

Com a publicação do Ato nº 9281 nesta quinta-feira (13), a Anatel estabeleceu uma lista de requisitos que serão avaliados para a certificação das TV Box. Confira alguns deles:

-Verificação de aplicativos e softwares instalados por padrão nas TV Box, a fim de identificar se estão na lista de irregularidades da agência.

-Análise da existência de software, aplicativo, funcionalidade ou instruções que possibilitem a violação de direitos autorais de conteúdo audiovisual.

-Verificação da facilidade de alteração do sistema operacional do equipamento, uma vez que isso pode facilitar a instalação de aplicativos piratas.

-Avaliação da permissão para a instalação de aplicativos de terceiros não verificados em lojas oficiais, já que isso pode contribuir para a disseminação de apps piratas.

-Investigação da existência de manual do produto ou outras documentações relativas ao equipamento nas páginas do fabricante na internet.

Combate à pirataria

Com essas novas medidas, a Anatel busca intensificar o combate à pirataria de conteúdo audiovisual, garantindo a segurança dos usuários e o respeito aos direitos autorais. A fiscalização será mais rigorosa e as TV Box que não estiverem de acordo com os requisitos estabelecidos poderão ter sua certificação revogada.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *