Um novo artigo publicado pela empresa de segurança digital Group-IB revela que o Brasil é o terceiro país com maior número de contas comprometidas na plataforma de Inteligência Artificial ChatGPT. Segundo o relatório, mais de 100 mil logins foram encontrados na dark web entre junho de 2022 e maio de 2023.
Índia e Paquistão lideram a lista com 12.632 e 9.217 credenciais roubadas, respectivamente, enquanto o Brasil fica em terceiro lugar com 6.531 contas comprometidas. A situação é também preocupante na América Latina, onde foram registradas 12.314 contas comprometidas.
O aumento no número de contas roubadas é alarmante, passando de apenas 74 casos em junho de 2022 para 26.802 em maio de 2023. De acordo com especialistas, as contas do ChatGPT se tornaram populares na dark web por armazenarem o histórico de pesquisa e resposta dos usuários, o que pode permitir o acesso a informações confidenciais de pessoas e empresas.
Empresas estão integrando o ChatGPT em seus fluxos operacionais, o que pode levar a inserção de dados sigilosos ou o uso do bot para otimizar o código proprietário. Por isso, a Apple e a Samsung proibiram seus colaboradores de usar o chatbot no trabalho para evitar vazamentos de informações confidenciais.
Região da Ásia-Pacífico lidera em roubo de contas
A região da Ásia-Pacífico lidera em roubo de contas do ChatGPT, com um total de 40.999 casos (40,5%) durante o período avaliado pelo Group-IB. O Oriente Médio e a África tiveram 24.925 casos e a Europa teve 16.951 ações.
Para proteger seus logins em diversas plataformas, o Group-IB recomenda a troca regular de senhas e a adoção da autenticação de dois fatores. É importante estar atento à segurança de suas informações na internet e tomar medidas preventivas para evitar possíveis roubos de contas.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.