A OpenAI, empresa de Inteligência Artificial, anunciou que não utilizará mais dados de clientes para treinar suas ferramentas de IA. Em entrevista à CNBC, o presidente da empresa, Sam Altman, afirmou que a decisão foi tomada recentemente: “Não faremos isso”.
Em 1º de março deste ano, os termos de serviço da empresa foram atualizados, como demonstram os registros do Wayback Machine do Internet Archive. Segundo Altman, a empresa não treina mais com nenhum dado de Interface de Programação de Aplicação (API), que são estruturas que permitem que os clientes se conectem diretamente aos softwares da OpenAI.
Clientes empresariais
Vale ressaltar que a nova medida de privacidade se aplica somente aos clientes empresariais que utilizam os serviços de API, como Microsoft e Snapchat. Segundo os termos de uso atualizados, a OpenAI ainda pode usar conteúdos dos demais serviços, como os textos inseridos no chatGPT.
Preocupações com privacidade e direitos autorais
Recentemente, a Samsung baniu o uso do chatbot por seus funcionários, visando manter a privacidade dos dados da empresa. A Amazon também já havia solicitado que não fossem inseridos códigos internos ou informações confidenciais na ferramenta baseada em IA, devido à chance dos dados serem utilizados em resultados.
A Associação de Escritores da América (Writers Guild of America) também vem pressionando por limitações no uso do chatGPT para gerar ou escrever roteiros. O impacto da ferramenta de IA também preocupa executivos, devido a problemas ligados aos direitos autorais e de propriedade intelectual. Segundo Barry Diller, magnata do entretenimento e presidente da IAC, as empresas de mídia podem levar essas questões aos tribunais para processar as empresas de IA pelo uso do conteúdo criativo.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
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