Pesquisadores do Houston Methodist Academic Institute, nos Estados Unidos, desenvolveram uma cápsula de nano medicina menor que um grão de arroz para tratar pacientes com câncer de pâncreas. A inovação foi publicada na revista Advanced Science e consiste em um dispositivo nano fluídico implantável que libera anticorpos monoclonais CD40 (MAB), um agente imunoterapêutico promissor, diretamente no tumor.
O resultado dos testes realizados pela equipe foi a redução do tumor com uma dose quatro vezes menor do que o tratamento tradicional de imunoterapia sistêmica. O adenocarcinoma ductal pancreático é frequentemente diagnosticado em estágios avançados, e cerca de 85% dos pacientes já têm doença metastática no momento do diagnóstico. Por isso, a imunoterapia tem a promessa de tratar cânceres que anteriormente não tinham boas opções de tratamento.
O dispositivo nano fluídico implantável é uma abordagem minimamente invasiva e eficaz para penetrar no tumor pancreático, permitindo uma terapia mais focada com menos medicação. O objetivo dos pesquisadores é transformar a forma como o câncer é tratado, proporcionando tratamentos mais eficazes e menos invasivos.
Pesquisa na estação espacial internacional
Os pesquisadores do Houston Methodist estão estudando tecnologia de entrega nano fluídica semelhante na estação espacial internacional. O laboratório de nano medicina do instituto se concentra em plataformas baseadas em nano fluidos implantáveis para liberação controlada e de longo prazo de drogas e transplante de células para tratar doenças crônicas.
A descoberta é um grande passo na luta contra o câncer de pâncreas e pode ajudar muitos pacientes que sofrem com a doença. A pesquisa é um exemplo de como a nano medicina pode ser usada para desenvolver tratamentos mais eficazes e menos invasivos para diversas doenças.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.