Globo revela esquema de venda ilegal de jornalistas para eventos

A emissora Globo denunciou a empresa Dialethos por oferecer serviços de jornalistas da emissora para eventos sem a autorização dos profissionais. A empresa, que anunciava em seu site nomes como Sandra Annenberg, Ana Paula Araújo, Heraldo Pereira, Nelson Araújo e outros âncoras como apresentadores de eventos, retirou rapidamente os anúncios do ar após a denúncia, mas ainda não se manifestou sobre a situação.

De acordo com a Globo, a Dialethos afirmava que André Trigueiro comandaria talk shows corporativos, enquanto Leilane Neubarth e Ana Luiza Guimarães estariam disponíveis para fazer presenças VIP. Além disso, vários outros jornalistas eram vendidos como palestrantes e mestres de cerimônias.

A emissora afirmou que muitos de seus profissionais sequer sabiam que estavam sendo expostos pela empresa e só tomaram conhecimento após a publicação feita pelo portal Notícias da TV. A matéria, publicada na quarta-feira (19), criticava a demissão da repórter Lívia Torres, que apresentou um evento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sem a permissão da emissora.

Segundo a Globo, a empresa Dialethos possivelmente agia de forma enganosa, ao informar aos interessados que determinado jornalista não estava disponível e oferecer outro nome que realmente estava agenciado por ela.

Um dos anúncios mais absurdos encontrados no site da empresa era o de “Glória Maria (in memoriam)”, escrito antes do falecimento da jornalista em fevereiro. O texto dizia que Glória “consegue abordar temas pesados, de um jeito leve, por mais sérios que sejam” e a descrevia como “um fenômeno no mundo das palestras”. A Globo informou que os jornalistas listados no catálogo da empresa nunca autorizaram o uso de seus nomes e não se beneficiaram disso.

A denúncia da Globo expôs um esquema ilegal que prejudica tanto os jornalistas quanto a emissora, que não autoriza a participação de seus profissionais em eventos sem a devida autorização. A empresa Dialethos terá que se explicar diante das acusações e as medidas legais cabíveis deverão ser tomadas para coibir esse tipo de prática.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *