Casos de Hepatite A disparam no Brasil em 2023 ;saiba como se prevenir

Um relatório divulgado pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) revelou um intenso aumento no número de diagnósticos de Hepatite A no Brasil em 2023. Os casos positivos tiveram um crescimento de 56,2% de janeiro a junho, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Dados coletados em 60% dos laboratórios particulares do país foram analisados. Até o momento, as centrais de diagnóstico já registraram 1.567 casos positivos de Hepatite A, em comparação aos 1.003 casos no primeiro semestre do ano anterior.

O aumento no número de exames realizados pode ser um fator parcialmente explicativo: foram realizados 382 mil testes no primeiro semestre de 2022 e 463 mil em 2023. No entanto, o crescimento dos exames foi de apenas 21%, menos da metade do aumento registrado nos diagnósticos. A taxa de positividade também apresentou um aumento, passando de 0,26% para 0,34%.

Aumento de casos

A hepatologista Liliana Mendes, do Hospital DF Star, em Brasília, aponta que o aumento de casos pode ser explicado pelo maior contato da população com o vírus, aliado à falta de vacinação adequada. Com o fim das restrições da pandemia de Covid-19, mais pessoas têm entrado em contato com o patógeno da Hepatite A sem estarem devidamente protegidas.

Medidas preventivas

A melhor forma de prevenção contra a Hepatite A é a vacinação, que é administrada em duas doses em crianças de 15 meses e menores de 5 anos. Além disso, é importante seguir uma série de recomendações sanitárias, como lavar as mãos frequentemente, higienizar corretamente os alimentos e cozinhá-los adequadamente, manter a higiene pessoal e usar preservativo durante o sexo anal.

Situação das demais hepatites na Abramed

O relatório da Abramed também mostrou estabilidade nos casos das demais hepatites virais. Os diagnósticos de Hepatite B tiveram uma queda de 1% no período observado. Já os casos de Hepatite C apresentaram um aumento de 2%, com um aumento de 15% no número de testes realizados durante o primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022.

Dados da rede pública

Os dados mais recentes da rede pública em relação às hepatites mostravam que os casos de Hepatite A estavam relativamente estáveis desde 2020, porém, a última atualização é de dezembro de 2022. Vale ressaltar que a taxa média de positividade dos testes na rede pública é ainda maior do que na rede privada, com 0,9% dos exames apresentando resultados positivos.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *