O Metrô de São Paulo encontrou uma nova forma de aumentar sua receita por meio dos Naming Rights, ou direitos de nome de um local. A ViaQuatro, operadora da linha 4-amarela, e outras estações do metrô passaram a ter nomes compostos por marcas, como a estação Paulista, que agora se chama Paulista-Pernambucanas, a estação Carrão, que virou Carrão-Assaí Atacadista, e a estação Saúde, que passou a ser chamada de Saúde-Ultrafarma.
Este tipo de estratégia diferenciada permite que uma empresa alugue ou compre o direito de nomear um espaço público ou privado, como um estádio ou uma estação de metrô. Isso pode levar a um aumento de reconhecimento da marca e, consequentemente, de receita. Vale destacar que a oportunidade de usar os Naming Rights pode trazer uma nova fonte de ganhos recorrentes para o metrô, além de atrair o interesse de outros parceiros.
Principais exemplos
A estratégia é comum em estádios de futebol, como o Allianz Parque, do Palmeiras, e a Neo Química Arena, do Corinthians. No esporte internacional, podemos citar a Emirates Airlines que batizou o estádio do Arsenal, a Allianz que batizou o estádio do Bayern de Munique, na Alemanha, como Allianz Arena e a American Airlines que batizou a arena do Miami Heat, nos Estados Unidos, como AmericanAirlines Arena.
A receita gerada por acordos de Naming Rights é a terceira maior fonte de recursos, em termos comerciais, para clubes de futebol que os adotam, só perdendo para os patrocinadores nos uniformes e fornecedores de material esportivo, segundo dados da KPMG Football Benchmark.
Inclusive, este tipo de acordo avança de maneira bem-sucedida em diversos segmentos no Brasil. O JOR teve acesso em primeira mão à informação de que o BHModels, maior site de acompanhantes de luxo de Belo Horizonte, dará seu nome a uma boate de entretenimento adulto no coração da Savassi, na capital mineira. Em breve, traremos mais informações sobre o fechamento deste acordo.
Pernambucanas em uma viagem nostálgica
Para a Pernambucanas, as estratégias dos Naming Rights são uma mão na roda. Enquanto outras concorrentes focam no online, a empresa investe no offline inusitado. Seu nome estará presente na rotina diária de cerca de 90 mil pessoas que circulam diariamente pela estação. E esse número deve aumentar à medida que cada vez mais empresas exigem o retorno dos funcionários ao escritório.
Este tipo de proposta caminha de mãos dadas com o marketing de nostalgia, já que a marca, fundada em 1908, mantém a identidade visual similar há anos. A sede da empresa de varejo fica na Rua da Consolação, ao lado da saída da linha amarela do metrô, o que traz uma história ainda mais valorizada em torno da viagem nostálgica ao passado.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.