A Apple está lutando contra um processo que a acusa de esconder problemas em baterias defeituosas de milhões de iPhones. O processo, movido pelo defensor do consumidor Justin Gutmann em nome dos usuários do iPhone no Reino Unido, tem um valor de até 1,6 bilhão de libras mais juros, equivalente a R$ 10 bilhões no câmbio atual. A empresa está apelando a um tribunal de Londres para bloquear o processo.
Os advogados de Gutmann argumentaram que a Apple ocultou problemas com baterias em certos modelos de celular e instalou uma ferramenta de gerenciamento de energia que limitava o desempenho dos dispositivos. Segundo eles, a empresa “sorrateiramente” camuflou o defeito com atualizações de software.
A defesa
A Apple nega veementemente as acusações e afirma que o processo é “infundado”. A empresa também nega ter enganado seus clientes sobre problemas de bateria do iPhone e aponta para um pedido público de desculpas emitido em 2017, oferecendo substituições de bateria mais baratas aos clientes afetados. Além disso, a empresa diz que sua atualização de gerenciamento de energia introduzida em 2017 para gerenciar demandas de baterias mais antigas ou com baixo nível de carga reduziu o desempenho de um iPhone 6 em uma média de apenas 10%.
A batalha legal
Gutmann pediu ao tribunal de apelação da concorrência de Londres para certificar o caso e permitir que ele prossiga no julgamento. Seu advogado, Philip Moser, referiu-se aos acordos da Apple em 2020 para resolver uma ação coletiva e regulatória nos Estados Unidos sobre problemas de bateria dos iPhones, mostrando que a empresa “não estava dizendo que isso nunca ocorreu”. A Apple também havia se comprometido a ser “mais clara e direta” com os usuários do iPhone sobre a saúde da bateria para o órgão regulador da concorrência do Reino Unido em 2019.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.