IBM congela contratação de 7,8 mil profissionais para investir em Inteligência Artificial

A IBM anunciou nesta semana que irá congelar a contratação de pelo menos 7,8 mil profissionais que ocupam vagas que podem ser substituídas por Inteligência Artificial (IA). A decisão afetará principalmente a área de recursos humanos, que é um dos setores cujas contratações serão paralisadas.

Em entrevista à Bloomberg, o CEO da IBM, Arvind Krishna, afirmou que os funcionários que não lidam diretamente com o cliente serão os mais afetados. Segundo ele, “eu poderia ver facilmente 30% dos 26 mil trabalhadores da IBM que não atuam diretamente com clientes sendo substituídos por IA e automação em um período de cinco anos”.

Não se sabe se a ação já fazia parte deste plano de substituição de humanos por robôs, mas em janeiro deste ano a IBM havia anunciado a demissão de quase 4 mil trabalhadores. O número representava cerca de 1,5% da força de trabalho da empresa.

O avanço da IA no mercado de trabalho

O avanço de chatbots conversacionais como o ChatGPT tem estimulado o debate sobre como o mercado de trabalho será afetado. Apesar do receio de diversos profissionais, o fato é que do outro lado há pessoas se beneficiando da capacidade das IAs para incrementar o trabalho realizado.

Com a decisão da IBM de congelar a contratação de novos funcionários, fica evidente que a IA está tomando espaço no mercado de trabalho e que a tendência é que essa substituição seja cada vez mais comum em diversas áreas.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *