Um vazamento de dados de 100 GB obtido pela agência de notícias alemã Handelsblatt revelou mais de 2.400 casos de aceleração repentina, 1.500 problemas de frenagem e 383 “paradas fantasmas” com falsos avisos de colisão em carros da Tesla com o recurso Full Self-Driving (FSD).
Os documentos, que reúnem notificações de motoristas dos EUA, Europa e Ásia entre 2015 e março de 2022, também descrevem as políticas adotadas pela montadora norte-americana ao responder os clientes sobre falhas do recurso de direção automática.
Políticas de sigilo da Tesla
De acordo com a Handelsblatt, a Tesla opta por manter os dados sobre os veículos em sigilo, inclusive em casos de acidentes. Para cada incidente, há pontos de “revisão técnica” que são inseridos regularmente no sistema, e o relatório se torna “apenas para uso interno”.
Cada entrada tem notas em negrito de que, se houver necessidade, as informações só podem ser repassadas “verbalmente” para o cliente. Os dados dos incidentes e dos veículos não devem ser usados em e-mails, mensagens de textos ou de voz para clientes, e em alguns casos, “o envolvimento de um advogado não pode ser evitado”.
Resposta da Tesla
Procurada pela Handelsblatt para responder perguntas sobre os documentos, a Tesla exigiu que a agência excluísse as informações vazadas e citou um roubo de dados. No entanto, não há detalhes de quem forneceu os dados sobre a fabricante de elétricos. O recurso de direção automática da Tesla tem sido alvo de vários órgãos, e a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA) iniciou uma investigação em janeiro deste ano. Em fevereiro, a empresa recolheu mais de 360 mil veículos com o FSD devido a “riscos de acidentes”.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
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