ANATEL autoriza uso do sinal 5G em mais 187 cidades brasileiras

A expansão do sinal 5G no Brasil continua a todo vapor. Na próxima segunda-feira (26), as empresas que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão pedir à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para ativar as estações da rede em mais 187 municípios. A decisão da ANATEL acompanha a previsão de que, até o final de junho, todos os 1.610 municípios previamente listados tenham a faixa disponível para uso.

A faixa de 3,5 GHz será usada por estações do 5G Standalone (SA). Com a liberação, cerca de 141 milhões de brasileiros, o equivalente a dois terços da população do país, poderão ter acesso ao sinal. Outras cidades poderão usar a faixa antecipadamente em julho, com o avanço das ações da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

Adaptação de antenas parabólicas

A ANATEL lembra que a liberação da faixa não significa que o sinal 5G chegará imediatamente para os usuários. O uso no dia a dia dependerá do planejamento das operadoras. Além disso, as cidades menores precisarão adaptar suas antenas parabólicas para evitar interferências no sinal. Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar um kit gratuito para a adaptação do equipamento.

A lista completa dos municípios que receberão a liberação do sinal 5G na próxima semana pode ser conferida no site da ANATEL. Com a expansão do sinal, o Brasil segue avançando na tecnologia de telecomunicações e se preparando para o futuro digital.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *