Bug no Uber transforma corrida de R$ 300 em uma cobrança de R$ 145 mil

Um casal norte-americano teve sua viagem à Costa Rica transformada em um verdadeiro pesadelo devido a um erro no aplicativo do Uber. O app de transporte cobrou quase US$ 30 mil, o equivalente a cerca de R$ 145 mil, por uma corrida que deveria custar apenas US$ 55, aproximadamente R$ 267.

Douglas e Dominique Ordonez estavam comemorando seu quinto aniversário de casamento durante a visita ao país da América Central. Porém, ao conferirem o extrato bancário, foram surpreendidos com uma cobrança 600% maior do que o valor original.

Além do valor exorbitante, o casal também enfrentou outro problema devido ao erro do Uber. Apesar de terem utilizado um cartão de crédito para gastos internacionais, eles não tinham conhecimento de que o cartão de débito estava cadastrado no aplicativo.

Infelizmente, o valor próximo a US$ 30 mil foi debitado diretamente da conta bancária dos Ordonez. Eles perceberam, então, que estavam com um saldo negativo de US$ 22.697, o equivalente a cerca de R$ 110 mil.

“O Uber cobrou US$ 29.994 por uma corrida na Costa Rica, pois não converteu o valor para a moeda local. O Altura Credit Union permitiu a cobrança, mas o Uber não cumpriu. Agora estou na Guatemala com saldo negativo”, relatou Douglas no Twitter.

Espera pelo reembolso se estende

Ao New York Post, Dominique e Douglas contaram que tentaram buscar ajuda imediata do Uber através do Twitter. No entanto, tiveram que esperar mais de 24 horas para receber uma resposta informando que uma equipe estava cuidando do caso.

Por sua vez, o Altura Credit Union afirmou que não poderia ajudar e que seria necessário aguardar mais de quatro dias para que o valor fosse convertido corretamente. Além disso, o casal foi considerado culpado pelo erro, pois não haviam colocado um aviso de viagem no cartão, o que “evitaria que tais cobranças burlassem as medidas e protocolos de segurança”.

Segundo Dominique, o reembolso do valor só foi realizado depois de mais de uma semana, quando o casal já havia retornado da viagem. O Altura Credit Union enviou um e-mail pedindo desculpas pela “confusão na conversão” dos valores.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
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