Brasil e Portugal firmam acordo para fomentar negócios entre startups e pequenas empresas

Na última segunda-feira (24), Brasil e Portugal assinaram um memorando de entendimento que visa a cooperação econômica nos mercados dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), além do desenvolvimento e internacionalização de startups e a promoção de pequenas e médias empresas. A iniciativa foi firmada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil) e pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

O acordo tem como objetivo promover a cooperação com base nos princípios do benefício, igualdade e respeito mútuo de soberania plena, de acordo com leis e regulamentos vigentes. De acordo com comunicado da Apex-Brasil, a agência e a AICEP pretendem, juntas, desenvolver iniciativas de promoção de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, contribuindo para a crescente internacionalização das respectivas empresas e dinamização dos fluxos bilaterais de comércio de investimentos, bem como cooperar em iniciativas conjuntas em mercados terceiros, nomeadamente em regiões com as quais já exista um relacionamento econômico relevante.

Cooperação em três frentes prioritárias

O memorando cita três frentes prioritárias de cooperação. A primeira delas é a promoção do desenvolvimento e internacionalização de startups, cujos projetos de empreendedorismo com elevado potencial de crescimento e base tecnológica, identificados em ambos os países, possam ser apoiados por programas e fundos de investimentos. Segundo o comunicado, essa colaboração mútua e os incentivos criados pelos respectivos países permitirão às empresas portuguesas desenvolver seus negócios no Brasil, assim como habilitar empresas brasileiras a desenvolver ações em Portugal e no mercado europeu.

A segunda frente é o incremento da cooperação econômica e comercial por meio da coordenação institucional, de interagências, nos mercados dos países da CPLP, por via de partilha de informações, boas práticas, ações de capacitação e formação e criação de medidas que aumentem a competitividade e a segurança econômica para empresas e empresários de ambos os países.

Por fim, a terceira frente é a promoção e desenvolvimento de negócios entre pequenas e médias empresas de ambos os países, “pois representam um significativo número de postos de trabalho”. Entre as ações previstas estão a troca de informações sobre mercados português e brasileiro; a realização de webinars, palestras e seminários sobre as oportunidades no mercado português e europeu; eventos presenciais ou virtuais de capacitação e promoção comercial; e a realização de rodadas de negócios presenciais ou virtuais.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
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