A presença de marcas famosas do ramo de tecnologia no cinema é algo comum nos dias de hoje. Empresas como a Apple costumam permitir que seus aparelhos e nomes sejam utilizados em produções famosas, seja por mocinhos ou vilões. No entanto, há um fato curioso quando se trata da Maçã: os vilões nunca são vistos utilizando seus dispositivos.
A restrição imposta pela Apple
A empresa fundada por Steve Jobs é conhecida por sua rigidez quando se trata das políticas de uso de seus aparelhos em produtos de entretenimento. E o motivo é simples: apenas os mocinhos podem ser vistos utilizando os produtos da marca.
Essa regra é tão inflexível que os fãs da série Succession, da HBO, já teorizavam sobre a identidade do vilão com base no aparelho que ele utilizava. Enquanto os irmãos Kendall, Roman e Shiv apareciam com iPhones, Tom era visto com um dispositivo Android. Essa diferença não passou despercebida pelos fãs, que rapidamente associaram Tom ao papel de vilão.
A identidade revelada pelo aparelho
Observar a marca do aparelho nas mãos de um personagem pode ser uma pista valiosa para descobrir sua verdadeira índole. Rian Johnson, diretor de Star Wars: Os Últimos Jedi e Looper, já havia mencionado em entrevista à Vanity Fair que a Apple não permite que seus aparelhos sejam utilizados por vilões, para evitar associações negativas.
Johnson também ressaltou que qualquer diretor que possua um vilão em seu projeto provavelmente não terá uma boa recepção por parte da Apple. No entanto, é importante ressaltar que essa restrição pode ser um movimento mais recente. Em 2013, o vilão Frank Underwood, de House of Cards, utilizava diversos aparelhos da Apple.
Outras evidências que comprovam a regra
Essa regra da Apple facilita para o público identificar o grande antagonista de um filme ou série apenas observando o aparelho que ele utiliza. No filme Entre Facas e Segredos, por exemplo, vários suspeitos possuem iPhones, enquanto o personagem Ransom, interpretado por Chris Evans e que é o vilão da trama, é visto com um modelo Android.
Esse tipo de estratégia é conhecido como product placement e é uma forma de marketing utilizada em diversas produções. No entanto, essa regra não se aplica às produções da Apple TV+. Nessas séries e filmes, todos os personagens são vistos utilizando iPhones e outros produtos da marca, em uma proporção próxima à dos personagens principais, de acordo com um levantamento do Wall Street Journal.
A experiência do espectador
Embora seja interessante ver personagens utilizando produtos da Apple, em algumas produções isso pode comprometer a experiência do espectador. Afinal, em meio a tantos personagens utilizando dispositivos da marca, a suspeita sobre a índole de alguém será levantada assim que alguém for visto com um dispositivo Android.
Portanto, a presença ou ausência de aparelhos da Apple nas mãos dos personagens pode ser uma pista valiosa para descobrir quem é o mocinho e quem é o vilão nas produções cinematográficas.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.