A Uber e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) assinaram um termo de cooperação técnica para o compartilhamento de informações em situações de emergência. A iniciativa é a primeira do tipo na região norte do país e tem como objetivo repassar informações em tempo real para o Centro Integrado de Operação de Segurança (CIOPS).
Botão “Ligar para a Polícia” será integrado ao CIOPS
Com o acordo, o botão “Ligar para a Polícia” do aplicativo será integrado ao CIOPS, que reúne todas as instituições que atendem a emergências por meio do 190. Segundo o General Carlos Alberto Mansur, Secretário de Segurança Pública do estado, o atendente da emergência receberá todos os dados da viagem, incluindo geolocalização, placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, e telefones.
Para a Uber, o compartilhamento desses dados com as autoridades em situação de emergência preserva segundos preciosos durante a ocorrência. A empresa acredita que essa é uma forma da tecnologia ajudar as forças de segurança.
Tecnologia é usada no Rio de Janeiro e no Maranhão
O CIOPS receberá as informações pela tecnologia rapidsos, que liga dados críticos ao serviço de emergência local. A ferramenta já é utilizada no Rio de Janeiro e no Maranhão. A Uber pretende expandir a integração para todo o Brasil, firmando acordos com as autoridades de cada estado. O serviço já funciona em mais de 1,2 mil cidades nos Estados Unidos e em vários estados e províncias do México, África do Sul e Canadá.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.