Veja como a IA e o Marketing conversacional estão revolucionando o mercado

Um novo estudo revela que a demora em responder aos potenciais clientes pode ser um dos maiores erros cometidos pelas empresas atualmente. De acordo com a Harvard Business Review, esperar mais de dez minutos para responder um lead pode reduzir as chances de conversão em até 400%. Diante desse cenário, investir em estratégias de marketing conversacional e priorizar o diálogo e as interações em tempo real pode ser a chave para construir relacionamentos mais assertivos e aumentar as vendas.

Revisando conceitos e priorizando o cliente

O marketing conversacional propõe uma mudança de perspectiva: por que fazer com que uma pessoa interessada em seu negócio precise falar sobre ela antes de entender sobre sua empresa? É provável que, nos últimos meses, você mesmo tenha deixado de preencher um formulário por conta dessa abordagem. A centralidade no cliente é o ponto-chave para obter resultados atualmente.

Benefícios do uso de conversas e inteligência artificial

Uma das grandes vantagens de adotar o marketing conversacional é a redução das interrupções e a garantia de que as primeiras interações com a marca sejam fluidas. Isso ajuda a ancorar a proposta de valor, o preço, a qualidade e, é claro, o posicionamento da empresa. Abandonar os chatos formulários e investir em dar ao cliente a chance de falar diretamente com a empresa é essencial.

Com o auxílio da inteligência artificial, é possível mapear eventos, perguntas e respostas dos clientes, de modo a solicitar informações estratégicas que facilitem a compra. No caso de empresas que atuam no mercado B2B, fragmentar as respostas em mensagens curtas e rápidas geralmente leva os clientes a responderem detalhes mais rapidamente, incluindo informações sensíveis e estratégicas que aprimoram o processo de vendas e encurtam o ciclo.

Economizando tempo e personalizando o atendimento

Ao utilizar automações, o potencial cliente economiza tempo explicando informações que já foram coletadas. Além disso, o vendedor sabe como priorizar os leads com base nas respostas, o que contribui para a redução do ciclo de vendas. Mesmo com ferramentas gratuitas, é possível configurar respostas automáticas, inclusive no WhatsApp Business.

Outra abordagem interessante é o uso de gatilhos para iniciar uma conversa no momento certo. Mesmo empresas do varejo sabem que, durante a jornada do cliente, há muita pesquisa envolvida. Por exemplo, ao pesquisar sobre tipos de pisada antes de comprar um tênis, o cliente pode ser abordado discretamente com a opção de iniciar um chat e esclarecer dúvidas com a ajuda de um bot ou até mesmo solicitar contato com um atendente humano.

Equilibrando tecnologia e humanização

É importante deixar claro para o usuário quando o atendimento é feito por uma máquina e quando é realizado por um ser humano. Uma estratégia eficaz é utilizar uma mensagem como “Oi! Aqui é um ser humano de verdade, feliz em te ajudar!” para diferenciar o momento em que a conversa sai da automação e passa para um atendente humano. Essa abordagem quebra o gelo e mostra imediatamente que o chatbot cumpriu sua função e agora o atendimento está nas mãos de um profissional.

Conversas automatizadas geram estatísticas e mapeiam dúvidas dos clientes

Um dos pontos mais importantes dessa nova abordagem é a utilização de bots para fornecer suporte e atendimento ao cliente. Esses assistentes virtuais têm se mostrado uma fonte valiosa de informações, permitindo às empresas melhorar a experiência do cliente. Mesmo que uma conversa seja interrompida no meio do caminho, é possível gerar estatísticas e mapear pontos que estão gerando dúvidas ou criando obstáculos com os clientes.Marketing de conteúdo e conversas simplificam a comunicação

Além disso, o marketing de conteúdo tem se mostrado uma estratégia interessante para entender melhor o cliente sem ser invasivo. Ao criar conversas simplificadas, é possível desmistificar negócios complexos e aumentar a conscientização sobre a marca. Por exemplo, um contador pode utilizar um bot para prospectar potenciais clientes, ajudando-os a entender se precisam fazer ou não a declaração do imposto de renda.

Integração de dados otimiza processos e engaja clientes

A verdade é que os formulários, embora ainda sejam utilizados, estão sendo substituídos por conversas automatizadas, que proporcionam uma experiência mais agradável e personalizada. Com o auxílio da inteligência artificial, os dados coletados durante essas conversas podem ser integrados ao CRM da empresa e a ferramentas de marketing, tornando o processo mais simples, rápido e prático. Dessa forma, o time de vendas pode se concentrar em atender clientes mais interessados e engajados.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *