O desenvolvimento tecnológico contínuo permite que diversas novas ideias de negócios surjam, se desenvolvam e entreguem à sociedade e ao mercado inúmeras soluções para diferentes necessidades. Para que esse processo…
7 ações práticas para ganhar mais eficiência nas áreas de comunicação e marketing
Apresentar avanços no posicionamento da marca, conquistar mais exposição e visibilidade no mercado, fortalecer a cultura organizacional e, ainda, manter uma reputação inabalável do negócio, são desafios diários dos gestores…
O conteúdo no centro das estratégias de marketing
A redação publicitária sempre foi um fator decisivo no planejamento de marketing das empresas. Responsáveis por conduzir a construção e o conceito de campanhas, anúncios e slogans, os redatores possuem a incumbência de…
Jornal para pet
“Temos jornal pra pet”, anuncia o destacado cartaz afixado na banca de revistas do centro de Porto Alegre. Tá certo que os pets proporcionam um mercado crescente, ainda mais nestes…
A acessibilidade digital no contexto do marketing contemporâneo
O que é acessibilidade para você? De que modo sua empresa tira do papel as boas intenções para melhorar o dia a dia de pessoas com deficiência que são consumidores…
A relação entre o trabalho de assessoria de imprensa e o sucesso da empresa
Estabelecer um bom relacionamento com os veículos midiáticos é uma estratégia antiga entre as empresas. Sabe-se que uma das primeiras vezes que essa comunicação se mostrou eficiente foi em 1829,…
Clubhouse e o potencial para marketing e negócios
Se tem um aplicativo que está bombando no Brasil é o Clubhouse, uma nova rede social de áudios que está ganhando popularidade entre profissionais, executivos e aficionados pelo formato, que…
O papel da Assessoria de Imprensa na cultura do cancelamento
A área de comunicação muda constantemente. Seja devido às novidades tecnológicas, ou pelas transformações sociais e mudanças de comportamento. Essas modificações alteram também a forma como as pessoas se engajam…
4 tendências de marketing para assessoria de imprensa
Não é novidade que a assessoria de imprensa já passou por grandes transformações nos últimos anos. Mas, agora, com a necessidade de digitalização das empresas devido a covid-19, alinhar estratégias…
Deveríamos assustar? — Augusto Licks
A primeira-ministra Angela Merkel fez emocionado apelo aos alemães: evitem que este seja o último Natal com avós. Na Inglaterra, já se usava o slogan “Don’t kill grandma / grandpa”…
O início do começo — Augusto Licks
A data de 8 de dezembro de 2020 instituiu-se de significância. É quando finalmente começou a vacinação contra a maior calamidade sanitária que já sofremos em vida, que já causou…
Dinâmicas e Zumbis
Acabou mais uma eleição, a competição que mobiliza milhões de brasileiros na única forma de participarem do processo político: a escolha de quem fará o que não podem ou não…
Ao Pé da Letra — Augusto Licks
Disparates são afirmações sem sentido, feitas para gerar impacto e repercussão, especialmente em cenários eleitorais. Salvo exceções, não geram consequências penais. O general Carlos Alberto Santos Cruz, ex-ministro do atual…
Imunidade e Sistemas Eleitorais — Augusto Licks
A semana trouxe dois fatos imensamente importantes, talvez os mais significativos para o interesse público, e ambos são muito animadores. Trouxe também uma notícia já previsível, e muito preocupante. Já…
Eleitoralização — Augusto Licks
As “mídias sociais” pela internet e a pandemia são dois fatores que dão forma ao mundo de hoje ou, mais exatamente, como ele é entendido. Isso não elimina fatores mais…
Decisão ou Tapetão — Augusto Licks
Lembro de clichês de cobertura esportiva, quando às vésperas de um grande clássico de futebol como o Gre-Nal, proclamava-se : “-Reina grande expectativa !”. Pois a eleição dos Estados Unidos…
Dia do Radialista: houve uma vez duas comemorações
Amanhã é dia do radialista. Aquele definido por lei, uma homenagem ao compositor, músico e radialista Ary Barroso, que nasceu em 7 de novembro de 1903. Porém, muito antes da…
Mentiras — Augusto Licks
Recentemente acompanhei um caso de internet, em que alguém teve sua conta de rede social invadida por terceiros tentando usá-la para aplicar golpes. O problema foi resolvido junto à rede…
Vitrines e Brinquedos — Augusto Licks
Produtos de consumo, alimentícios, de vestuário, de recreação ou de outra natureza, são não apenas criados e produzidos, precisam de visibilidade, exposição. Como seriam adquiridos se o vendedor não os…
Assessoria de imprensa realmente funciona?
É comum que nas negociações com possíveis clientes surja dúvida sobre se assessoria de imprensa realmente funciona ou não, e explicamos, com base em dados concretos e cases de sucesso…
O ideal e o real — Augusto Licks
Aproxima-se novembro, tradicional mês de eleições no Brasil e nos Estados Unidos. Lá a votação é antes, no dia 3, e mais impactante. O que os norte-americanos decidirem em relação…
Vices — Augusto Licks
No Brasil temos uma significativa história de vice-presidentes, tanto que desde a proclamação da República e até 1960 eles eram eleitos independentemente. Podia ser escolhido o candidato presidencial de um…
Limites da Lei — Augusto Licks
No dia 3 de novembro, menos de duas semanas antes das eleições municipais brasileiras, os norte-americanos votarão para eleger seu presidente. Este será referendado só no dia 14, quando delegados…
Paladar — Augusto Licks
Palavras recentes do Papa Francisco confirmam o que há muito tempo já se entendia como bom senso mas que não tinha uma validação formalmente expressa na Igreja Católica, de que…
Riscos — Augusto Licks
Claro que a pandemia é mais do que importante, ela é por demais impactante para a maioria das pessoas. Hoje, porém, vou procurar estender um pouco o escopo, para situações…
Incertezas — Augusto Licks
Temos visto imagens assustadoras pelo Brasil, com gente lotando praias e outros locais públicos. A maioria dessas pessoas sem máscara, num comportamento irresponsável, criminoso até. Ainda assim é uma realidade,…
Comunicação em tempos de crise: como a sua marca tem sido vista?
Já parou para pensar como a sua marca ou empresa é vista pelos olhos do público? Sua presença no universo digital é forte? Quando o público pensa na sua área…
Negacionismo — Augusto Licks
Conversando, a gente se entende”, ouvi isso a vida inteira. É o caminho natural quando pessoas querem resolver algum problema ou dificuldade entre si. Infelizmente alguns não querem conversa, e…
Linguagem — Augusto Licks
Num artigo anterior, prometi que iria abordar esse assunto. É um tema complexo, objeto de estudo acadêmico em linguística e campos relacionados como a semiótica. O próprio termo “linguagem” já…
Vida Doméstica — Augusto Licks
Esperança surge no horizonte com os anúncios de vacinas, o único caminho efetivo para que a humanidade consiga controlar a pandemia. É revolucionário que tenham sido desenvolvidas em tão curto…
A importância da comunicação para os negócios COM ou SEM crise
Empreendedores e empresários já devem estar cansados de saber que independentemente das situações externas somos desafiados diariamente a encontrar formas cada vez mais eficazes de gerir os negócios. No entanto,…
Assessoria de imprensa como um agente essencial no ranqueamento do Google
Hoje, ter um bom ranqueamento no Google e continuar bem posicionado na primeira página é o ‘sonho’ de todas as empresas que buscam ampliar a visibilidade por meio da internet….
Agências de Comunicação: Como lidar com o Fluxo de Caixa em meio à Crise
A recessão imposta pela pandemia do novo coronavírus trouxe um cenário financeiro diferente do esperado por muitos no planejamento para este ano, principalmente na área de comunicação. Se a projeção…
Comunicação – Augusto Licks
Falemos de comunicação, e de informação. São duas coisas diferentes inter-relacionadas que afetam quase tudo na sociedade. Ambas possuem definições em dicionários e enciclopédias, e estudos acadêmicos demonstram como elas…
Assessor de imprensa: porque você precisa de um
Você está lançando um novo produto. Ou talvez um novo serviço. Precisa comunicar uma fusão ou aquisição. Uma nova utilização para o mesmo produto. Avanço tecnológico ou para comentar como…